PROJETO “CONHECENDO MINHAS EMOÇÕES”

 

About Image

 

A Escola Dimensão acreditamos que o trabalho realizado com os nossos alunos deve colaborar para a formação emocional do educando. Que uma educação completa seja aquela que contempla a formação integral do ser: seu aspecto físico, cognitivo, emocional e social.

Os benefícios de se trabalhar a inteligência emocional na escola são muitos. Tanto para os alunos quanto para todos os envolvidos com o seu aprendizado.

A psicologia infantil já comprovou que crianças capazes de regular suas emoções tendem a prestar mais atenção, colocar mais esforço na tarefa, ter níveis menores de estresse e também tendem a conseguir mediar conflitos.

Quando falamos em regular emoções, estamos falando essencialmente de inteligência emocional – um conceito relacionado com a chamada “inteligência social”, presente na psicologia e criado pelo psicólogo americano Daniel Goleman.

Para ele, inteligência emocional pode ser dividida em 5 habilidades socioemocionais: conjunto de habilidades que ajudam cada pessoa a lidar melhor consigo e com o outro.


  • Autoconhecimento emocional: É a capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. As pessoas com esta habilidade são melhores “pilotos” das suas vidas.
  • Controle emocional: É a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequandoos a cada situação vivida. Por exemplo: se estamos tristes, podemos escolher pensar de maneira otimista, da mesma forma que um passeio pode nos acalmar quando estamos com raiva.
  • Automotivação: É a capacidade de dirigir as emoções à serviço de um objetivo ou realização pessoal. Se nos deixarmos levar pela ansiedade e pelos aborrecimentos, dificilmente conseguiremos nos concentrar na tarefa que estamos realizando.
  • Reconhecimento das emoções em outras pessoas:Diz respeito à habilidade de reconhecer as emoções no outro e ter empatia de sentimentos. Empatia é outra habilidade que constrói o autoconhecimento emocional.
  • Relacionamentos interpessoais:: É a habilidade de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais. O relacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerir sentimentos de outros.

Para ele, um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Além de canalizar emoções para situações adequadas, controlar impulsos, praticar a gratidão e motivar as pessoas.

A Escola Dimensão enxerga que seus alunos não são, exclusivamente, seres cognitivos. Por esta razão, tem consciência de que a emoção influencia o momento da aprendizagem.

O processo de ensino envolve relacionamentos (entre professor e alunos, entre alunos) e saber conviver com o outro (e consigo mesmo) também é um aprendizado. Um aprendizado que envolve respeito, controle das emoções em situações diversas (e adversas), concentração, superação, aceitação, motivação... Como negar que a emoção está intimamente envolvida no processo educacional?

É importante ressaltar que o trabalho pedagógico deve associar o aspecto emocional ao pensamento, ou seja, o que determinadas emoções influenciam, negativa ou positivamente, no processo de aprendizagem. E, desta forma, desenvolver no educando a capacidade de lidar com suas emoções, objetivando seu crescimento emocional e cognitivo, para que ele saiba agir emocionalmente através do pensamento.

Pensando na importância de desenvolver estas habilidades socioemocionais, escrevemos o projeto “CONHECENDO MINHAS EMOÇÕES”, que iniciou a implantação das competências de inteligência emocional na rotina escolar dos nossos alunos neste ano de 2019, abrindo espaço para o desenvolvimento desta área, visando melhoras no aspecto cognitivo do aprendizado escolar, uma vez que os alunos passam a lidar melhor com frustações ou dificuldades de aprendizagem e criar uma forte base emocional sobre a qual se podem construir outros recursos psicológicos, físicos e sociais importantes para o desenvolvimento saudável.

No mundo cada vez mais tecnológico, as habilidades socioemocionais tornam-se cada vez mais imprescindíveis nas nossas vidas e nas Escolas.

Ao longo deste ano, semanalmente com a mediação da nossa Psicóloga Andréa, atividades planejadas serão realizadas com as turmas.


A Direção.


voltar